O QUE O GESTOR PRECISA SABER SOBRE SEGURANÇA DO TRABALHO

Segurança do Trabalho (ST) é um conjunto de práticas de prevenção para proteger o colaborador de riscos ocupacionais e acidentes de trabalho, proporcionando um ambiente laboral saudável, a fim de que tenha condições de executar suas tarefas da melhor forma possível. Ela ainda pode ser definida como todas as medidas que são adotadas em empresas visando minimizar …

O QUE O GESTOR PRECISA SABER SOBRE SEGURANÇA DO TRABALHO Leia mais »

O QUE É O PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS?

Sabemos que o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um documento que tem como objetivo demonstrar como a empresa geri seus resíduos bem como identificar o tipo e quantidade de resíduo sólido gerado bem como identificar e mostrar as práticas ambientais adotadas pelas empresas para sua segregação, coleta, armazenamento, transporte, reciclagem, destinação e …

O QUE É O PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS? Leia mais »

Avaliação de Indicadores Ambientais para Sustentabilidade

A avaliação da sustentabilidade nas empresas, é necessário a definição dentro das três dimensões, com indicadores relacionados à sustentabilidade seguindo os requisitos das normas vigentes onde são exigidas a tomada de medidas. Apresentando assim ações para a saúde econômica, engajamento social e preservação ambiental pelas empresas analisadas. Os indicadores devem ser claros, compreensíveis, objetivos e …

Avaliação de Indicadores Ambientais para Sustentabilidade Leia mais »

Conheça os Riscos de Gerenciar as Licenças Ambientais em Planilhas

É muito comum hoje em dia gerenciarmos qualquer atividade ou serviço em planilhas. Isso ocorre pois acredita-se que as -planilhas organizam melhor as informações, Mas será que isso é verdade? Vamos pensar, em um processo de Licenciamento Ambiental, por exemplo, nele temos além das renovações das licenças, as condicionantes ambientais. As condicionantes são cláusulas da …

Conheça os Riscos de Gerenciar as Licenças Ambientais em Planilhas Leia mais »

O QUE É GESTÃO DE PROJETOS?

A gestão de projetos é compreendida como um conjunto de práticas e competências utilizadas para planejar, executar, monitorar e controlar os projetos de uma organização, independentemente do tamanho ou da complexidade desses projetos. Uma vez que você planeja um projeto seja ele ambiental, marketing, criação de um produto, dentre outros, têm-se um esforço “temporário” empreendido …

O QUE É GESTÃO DE PROJETOS? Leia mais »

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos: muito mais do que atender a legislação

No próximo mês de agosto a Lei 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos completa 10 anos de publicação. Alguns avanços ocorreram de lá para cá. Podemos citar como exemplo os acordos setoriais e termos de compromisso, que principalmente após o ano de 2015 começaram a ganhar maior força. Entre os mais recentes …

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos: muito mais do que atender a legislação Leia mais »